O Espaço Kabouter começa a ganhar forma

Em um das primeiras reuniões com o arquiteto Thomas Burtscher, eu disse que “queria que esse galpão fosse bonito, impressionante, o cartão postal do espaço.” Sei que eu estava postando sobre arcos, caixa de vapor e passarinho, mas agora as coisas começam a se juntar.

Segunda semana de construção do madeiramento do telhado do barracão. Terminamos de subir os arcos verticais, colocar quase todas as terças (faltaram apenas as últimas, quase no nível da viga-calha, que apenas apoiam o canto da telha). Colocamos também os contraventamentos.

Amanhã é o dia da verdade: teste de carga! Vamos pendurar peso nessa estrutura e observar o comportamento. Estou otimista, o telhado está se comportando de maneira bastante sólida.

Amanhã também começaremos a última etapa desse madeiramento: arcos inclinados nos beirais. Esses são um pouco mais complicados, pois a inclinação do arco vai jogar o peso dele para a torção, vamos ter que segurar isso com cordas até conseguir travar tudo.

Aos poucos, o Galpão Multiuso do Espaço Kabouter vai tomando forma. É para lá que vai o nosso Espaço de Fazer, onde acontecerão os cursos de marcenaria, bioconstrução, artes, eventos diversos, e começo a pensar em tudo o que vamos fazer ali dentro. Esse galpão será o coração de todas as atividades que acontecerão por aqui, e dá aquela sensação mágica de “está acontecendo!”

E também um frio na barriga, pois estamos numa etapa em que estou aumentando os empréstimos para conseguir terminar, e também preciso pensar na parte de negócios disso tudo.

Confio que coisas incríveis vão acontecer nesse espaço, que será um lugar acolhedor para toda a comunidade, um lugar pensando desde a construção em sustentabilidade, que trará também o sustento de minha família.

Vai dar bom. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *